Notícias

5 Dicas para quem está começando a empreender

5 Dicas para quem está começando a empreender

Começar a empreender pode ser uma jornada cheia de desafios e aprendizados, porém existem cinco dicas que vão ajudar você a ter sucesso no seu negócio

Após muito estudo e observação do mercado você finalmente decidiu tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática. É hora de montar o seu próprio negócio e se tornar um empreendedor. Mas apesar de todos esforços sempre surge aquela dúvida e insegurança de que está fazendo certo e seguindo o rumo correto para ver o seu negócio crescer.

Por isso, pensando em novos empreendedores, e nos que já possuem experiência no mercado, mas desejam se atualizar, nós da Albatroz Assessoria Contábil, separamos algumas dicas fundamentais para você empreendedor começar a aplicar agora mesmo no seu planejamento estratégico, e ver a sua empresa se destacar no mercado diante da concorrência. 

Confira tudo o que você precisa saber a seguir:

  1. Entenda o seu tipo de mercado

Conhecer o seu mercado de atuação, e quem é o seu público com certeza é um dos passos fundamentais para o sucesso do seu negócio, assim como atua a sua concorrência. 

Entendendo esse conceito, é possível que você tenha uma visão mais abrangente de como se comportar, e as possibilidades a serem exploradas, oferecendo inovação e atendendo as necessidades que ainda não foram supridas do seu público, além de poder se destacar no mercado diante dos seus concorrentes. 

  1. Faça pesquisas para entender quem é o seu cliente

Entender o seu cliente, comportamento, hábitos, gostos e rotinas, fazem parte da identificação do seu público alvo ideal. Além das características básicas, faça estudos e pesquisas para entender quais são as dores do seu cliente. Entenda que as dores do seu cliente são problemas que seus produtos e serviços podem resolver. 

Esse entendimento é sem dúvidas um dos principais passos para prever como ele irá agir diante de uma determinada ação e atitude da sua marca, além de proporcionar a voz ideal para que vocês possam se entenderem melhor e estreitar seus laços, personalizando produtos, serviços e comunicação direta com eles.  

Por exemplo: Um público jovem exige uma linguagem mais informal, e divertida, ao contrário de um público mais especializado, que exige algo formal, didático e termos técnicos que eles vão se familiarizar com o assunto abordado. 

  1. Crie uma marca forte 

O nome da sua marca, um slogan marcante e posicionamento são pilares para uma boa e sólida construção da reputação de uma marca forte. Mas não é apenas isso, eles também serão a imagem da sua empresa, e como ela será vista pelos clientes e diferenciada dos concorrentes, afinal, quantas marcas e produtos você pode até conhecer, mas ou não sabe o nome, ou pior, não lembra como referência na hora de adquirir um produto ou serviço?

Por conta disso, essa construção de valor, visão e missão da sua empresa precisa ser iniciada o quanto antes e deve ser sempre bem definida com o que você empreendedor acredita e irá se espelhar e transmitir, como uma promessa ao seu cliente

Esse processo de Brand Management, ou em uma tradução clara para o português, Gerenciamento de Marca, é o que vai se tornar fixo na mente do consumidor, dizendo a eles o que podem esperar quando adquirem seus produtos e serviços e lembrar a eles, do porquê escolher você ao invés de um dos concorrentes.

Nesse aspecto vale um exemplo: Quando falamos da Coca-Cola, você lembra do que? Do refrigerante é claro, mas por acaso, você lembra de alguma propaganda que ela vende o seu refrigerante? Pois é, desde propagandas durante o ano todo, até seu simpático urso polar, e seu Papai Noel, a Coca-Cola vende mais do que seu produto, ela vende um sentimento de felicidade, de compartilhar momentos bons com quem você ama. Essa sem dúvidas é uma das suas principais percepções da marca. 

4. Foque no Marketing e comunicação

Comunicação sem dúvidas é a arma do negócio, saber se comunicar bem e para quem, é importante para transmitir a mensagem que você deseja passar.

Hoje todas as marcas precisam estar na internet para se comunicar com seus consumidores. Pode parecer exagero, mas marcas que não estão presentes de forma online por meio do marketing digital e das redes sociais, são praticamente invisíveis ao público, afinal, você já reparou o quanto de tempo que passamos na frente de smartphones e redes sociais? E consolidar a presença do seu negócio nesse mundo online é a melhor maneira de ser conhecido e identificado

5. Tenha uma boa política de planejamento 

Quando falamos em planejamento, englobamos tudo, desde financeiro, tempo e até uma rotina para executá-los. Saber administrar as finanças e os demais setores da empresa, é de total relevância para que seu negócio possa se desenvolver bem

Saber executar:

  • Gastos e lucros;
  • Tempo para a realização das tarefas;
  • Organização entre setores;
  • Prioridades
  • Gestão de estoque e atividades;
  • Rotina de trabalho

São o segredo para que toda empresa cresça e evolua junto ao mercado, porque nada adiante todos os itens citados anteriormente estarem funcionando bem, atraindo clientes e gerando vendas, se o planejamento e a administração da empresa estiverem com falhas, um mal planejamento pode colocar anos de dedicação e esforços a perder.  Já o planejamento bem estruturado e bem executado, pode fazer com que a empresa cresça alcançando seus objetivos, além de auxiliar a economizar tempo e dinheiro. 

Agora que você já está por dentro do assunto com essas dicas valiosas que compartilhamos com você, que tal começar a revisar todo o seu planejamento e partir para o plano de ação que realmente alcança resultados? Por isso, para que seu negócio cresça de maneira estratégica é muito importante contar com o apoio de uma empresa especializada em contabilidade. A Albatroz Assessoria Contábil é perfeita para você! Com o apoio de um time completo de profissionais altamente especializados, a Albatroz alinha mais de duas décadas de experiência, com as tendências do mercado atual, atendendo a todas as necessidades da sua empresa de maneira eficaz, garantindo a melhor gestão do seu negócio. Conte com a gente, principalmente agora nesse período de turbulência.