Notícias

Como a contabilidade pode ajudar a sua empresa diante da crise

Como a contabilidade pode ajudar a sua empresa diante da crise

Diante de uma crise alguns empresários por falta de conhecimento ou insegurança podem tomar atitudes que prejudiquem o futuro da empresa, para isso a gestão contábil surge como ferramenta para desenvolver a melhor estratégia de ações

É muito comum encontrarmos empresários que diante da crise, agem por impulso tomando decisões precipitadas ou nada eficazes para a situação atual do seu negócio. Para evitar que isso aconteça, o uso da contabilidade é uma grande ferramenta na tomada de decisões e manutenção da saúde da empresa, prevendo cenários ao transmitir informações de maneira estratégica para a tomada de estratégias e atitudes eficazes. 

Fica a cargo da contabilidade cuidar do equilíbrio econômico da empresa, utilizando estratégias e ferramentas de planejamento tributário e financeiro, análises e projeções tanto do ambiente interno quanto do mercado em geral, para que seu posicionamento possa ser feito com maior assertividade, poupando gastos desnecessários e esforços. 

Diante de uma crise, inicialmente a gestão contábil vai estudar e entender o atual momento que a empresa está passando, quais são as suas vantagens e desvantagens, trabalhando os pontos principais para melhorá-los. Após analisar todos os dados necessários, é a vez da elaboração do planejamento tributário e financeiro, construindo um plano sólido em que será trabalhado nos próximos meses. 

Podemos destacar nesse planejamento:

  • Receitas e despesas;
  • Ações de redução de gastos;
  • Análise aprofundada do fluxo de caixa;
  • Prioridades da empresa, pagamento, mão de obra, matéria prima, etc. 

Além desses aspectos, algumas empresas em tempos de crise infelizmente necessitam cortar funcionários para se manterem, a gestão contábil vai estudar a melhor atitude, se é realmente necessário a demissão, ou se esse ponto pode ser contornado oferecendo férias, redução de carga horária e até mesmo remanejamento de funcionários por exemplo. 

Outro ponto que a contabilidade é fundamental é na orientação de linha de crédito, não é raro empresas que recorrem a ajuda de instituições financeiras em tempos de crise, nesse momento a contabilidade vai orientar os gestores como proceder, quais créditos melhores se encaixam a realidade atual do negócio, evitando que as empresas na busca de se salvarem acabem se prejudicando ainda mais, ao tomarem uma decisão precipitada, que antes parecia ser a melhor alternativa. 

Gostou do nosso artigo e quer saber mais? A Albatroz Assessoria Contábil conta com uma equipe especializada de profissionais, para sanar todas as suas dúvidas e ajudar e ajudar da melhor forma a sua empresa. Conte com a gente, principalmente agora nesse período de turbulência.