Notícias

Conheça 5 tipos de notas fiscais importantes para o seu negócio

Conheça 5 tipos de notas fiscais importantes para o seu negócio

Adequar e conhecer os diferentes tipos de nota fiscal é muito importante para garantir o pagamento de maneira correta dos impostos, evitando qualquer problema futuro

Com certeza ao no seu negócio você já se deparou com diversos tipos de notas fiscais diferentes, por mais assustador que pareça de início entender todas elas, conhecer cada uma é importante na tomada de decisões e, assim, respeitar as legislações. 

A nota fiscal é um documento de grande importância, garantindo o pagamento de maneira correta de impostos, além de ser uma grande aliada contra a sonegação fiscal. 

A seguir vamos falar um pouco sobre 5 tipos de notas fiscais que você precisa conhecer.  

  1. Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)

Tendo sua emissão feita pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), é ligada diretamente ao pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados, conhecidos pela sigla (IPI) e pelo Imposto de Mercadorias e Serviços o (ICMS). Ao receber a compra feita pela internet, o consumidor recebe uma nota fiscal emitida no momento da venda, essa nota é um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), que ao acompanhar a mercadoria até o seu destino de entrega, evita que haja qualquer problema relacionado a fiscalização.

  1. Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A NFS-e é um documento relacionado aos prestadores de serviço. Nesse caso, cursos on-line, faculdades, academias, entre outros necessitam emiti-la. A NFS-e é uma nota de serviço municipal, ou seja, cada prefeitura possui suas próprias exigências e regras sobre elas. 

  1. Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Utilizada no varejo, a NFC-e é emitida ao consumidor final, substituindo o cupom fiscal em todo o país. O estado de São Paulo exige a NFC-e para todos os comércios de varejo há algum tempo, inclusive com o uso do SAT. A NFC-e em Minas Gerais, começou a ser totalmente adotada em fevereiro deste ano. Além disso, alguns estados ainda exigem alguns outros documentos fiscais em suas emissões. 

  1. Nota Fiscal Complementar 

Esse documento é emitido com a finalidade de corrigir quantidades de mercadorias e valores relacionados a impostos inferiores ao correto. Nessa nota deve conter o explicativo dessa diferença nas situações:

  • Reajuste de valores ou aumento do custo original do serviço ou produto
  • Variação da cotação da moeda em caso de exportações
  • Possíveis erros no lançamento ou classificação fiscal 

A nota fiscal original, junto a nota fiscal complementar, devem representar a operação correta, com as informações de valor e impostos pagos. 

  1. Nota Fiscal Devolução 

Essa nota serve como um documento de anulação de operações de compra e venda que ainda não foram concretizadas. Sendo emitida após o prazo para o cancelamento ter expirado ou quando o consumidor desiste da mercadoria. Muito importante que sua emissão seja feita, assim evita o pagamento indevido de impostos. 

A Albatroz Assessoria Contábil conta com uma equipe de profissionais especializados, com grande experiência de mercado, prontos para atendê-los, tirar todas as dúvidas e ajudar da melhor forma a sua empresa, conte com a gente, principalmente agora nesse período de turbulência.