Notícias

Contabilidade digital ou presencial: tudo o que você tem que saber

Contabilidade digital ou presencial: tudo o que você tem que saber

Quando uma pessoa decide abrir uma empresa ela está visando, principalmente, o lucro. Mas para que isso aconteça, toda pessoa jurídica precisa contar com o auxílio de uma contabilidade, de modo a garantir a saúde financeira dos seus negócios.

É por meio da atividade contábil que um gestor consegue analisar, gerenciar, planejar e tomar decisões relacionadas ao dinheiro que entra e sai da empresa. E quando falamos em contabilidade, faz tempo que ela deixou de ser aquele setor engessado, que ninguém entende. Tanto é que hoje em dia, ao abrir um negócio o empreendedor pode optar pela contabilidade digital ou presencial.

Como os próprios nomes já dão a entender, a contabilidade digital é realizada totalmente por meio da internet, enquanto a presencial conta sim com a tecnologia, mas a figura do contador na empresa ou do gestor no escritório contábil é recorrente.

 

Contabilidade digital

  • Atendimento ilimitado por chat, e-mail, telefone e demais canais de comunicação;
  • Tudo pode ser feito pela internet: emissão de notas e guias, pagamentos, envio de declarações, cálculos, faturamentos, entre outros serviços;
  • O acompanhamento e controle da empresa podem ser feitos de qualquer lugar.

 

Contabilidade presencial

  • A relação é mais próxima, com isso o contador conhece melhor o seu cliente, podendo sugerir ações e acompanhar de perto o seu desenvolvimento;
  • Com a proximidade, pode-se incentivar mudanças que gerem resultados positivos;
  • Assim como estabelecer estratégias promissoras.

 

Qual escolher?

Aquela que melhor se encaixar com as suas necessidades e com o seu modelo de negócio. Para isso, é preciso consular um especialista e esclarecer todas as dúvidas, inclusive alguns escritórios tem as duas opções de serviço à disposição do cliente, como é o caso da Albatroz. A pessoalidade nas relações não está ultrapassada. Ao mesmo tempo que a praticidade de se ter tudo on-line é fundamental para outras pessoas. Logo, as duas opções são viáveis e variam de caso para caso.

 

No entanto, independentemente de a contabilidade ser digital ou presencial, é essencial que seja realizada por quem entende do assunto e que esteja a parte das frequentes mudanças do mercado e evoluções tecnológicas, para que assim possa atender todas as exigências dos clientes.


 

Precisando de uma contabilidade de confiança? Entre em contato com a nossa equipe, trabalhamos com as áreas: contábil, trabalhista, tributária, societária e de recursos humanos.