Notícias

Dicas para um gerenciamento eficaz da sua equipe

Dicas para um gerenciamento eficaz da sua equipe

Gerenciar uma equipe de forma eficiente é fundamental para o sucesso da empresa, confira as dicas que separamos para auxiliar você nessa tarefa

Diante da grave crise que o mundo vem enfrentando em relação a covid-19, o que pode refletir diretamente no mercado e em sua economia, sabemos que o mais importante no momento é seguir as indicações dos órgãos de saúde e ficarmos tranquilos, porque tudo isso vai passar. Nesse período é muito importante que as empresas fiquem atentas a sua gestão e estabeleçam um planejamento concreto e eficiente. A gestão de equipe é fundamental para que o trabalho em conjunto se torne eficaz, alcançando os resultados desejados. Para que isso ocorra, é importante que os setores estejam aliados, com gestores e equipe trabalhando lado a lado.

No texto a seguir vamos falar sobre algumas dicas de como gerenciar a sua equipe de forma eficaz, proporcionando um ambiente saudável e eficiente.

  • Conheça os perfis da sua equipe

Conhecer a sua equipe de forma individual faz com que o gestor conheça as qualidades e habilidades de cada membro, dessa forma, extraindo ao máximo o potencial de cada um, designando de forma eficiente cada tarefa que será realizada.

  • Comunique-se de forma eficiente

Uma das principais ferramentas que um bom gerenciamento de equipes deve ter, é uma comunicação clara, direta e eficaz. Toda a informação deve ser entendida por igual pelos membros da equipe, evitando mal-entendidos e dúvidas. Garanta que a comunicação seja clara, para evitar que existam os tão famosos “ruídos”, que são aquelas falhas de comunicação. Após o compreendimento de todos, a mensagem deve ser registrada de forma escrita ou por e-mail, para garantir que esteja acessível a todos, podendo ser acessada sempre que haja possíveis dúvidas.

  • Tenha um planejamento eficaz

Elaborar um planejamento estratégico deve ser feito com base em metas que serão atingidas a curto e longo prazo, estabelecendo como que serão executadas e por cada membro da equipe. Ao repassar o planejamento para a equipe, lembre-se do item anterior, de que seja comunicado de forma eficiente, tendo o cuidado para que todos entendam como irá funcionar e não deixar nenhum funcionário com metas e prazos que não poderão ser respeitados e deixando sobrecarregado.

  • Seja o exemplo

A equipe é um reflexo da sua gestão, para isso, seja o exemplo que você deseja ser seguido, a sua postura perante as tarefas e aos outros funcionários é fundamental para que os colaboradores se envolvam ao projeto e proporcione um bom convívio social no ambiente de trabalho. Estabeleça a visão da empresa e coloque em prática no dia a dia.

  • Amenize conflitos de forma imparcial

Como todo ambiente, alguns conflitos podem acontecer, sejam com discordância de ideias, ou de forma em que é executada uma tarefa. Para que seja resolvido da melhor forma possível, os conflitos devem ser avaliados de forma imparcial, escutando os envolvidos. Muito importante que o problema não seja ignorado, para que não se torne algo maior.

Na Albatroz Assessoria Contábil, contamos com uma equipe especializada na prestação de serviços que vão ajudar na gestão da sua empresa.