Notícias

Empresa inativa ou sem movimento, qual a diferença entre elas?

Empresa inativa ou sem movimento, qual a diferença entre elas?

Ter uma empresa inativa ou sem movimento requer cuidados e atenção diferentes para cada uma delas, entenda melhor a diferença e a importância de sempre ter um contador

Algumas empresas ao optarem por encerrarem suas atividades, acabam por não formalizar corretamente a baixa diante de órgãos competentes, essa atitude acaba fazendo com que a empresa continue existindo de maneira jurídica, com seus cadastros ainda ativos, como o CNPJ e a Inscrição Estadual. Nesse caso é muito importante que a empresa seja acompanhada pelo serviço de um contador, evitando que acumule pendências cadastrais, o que acarreta em multas e débitos fiscais.

Para entender melhor; existem duas classificações, a empresa sem movimento e empresa inativa. Nesse momento algumas pessoas se confundem ao pensar que a empresa inativa não necessita de cumprir as obrigações referentes ao fisco.

O conceito de empresa Inativa vale apenas para fins federais, necessitando de um procedimento formal para se enquadrar nessa posição, que é realizada por meio da DCTF ( Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais). Empresas inativas ainda possuem obrigações estaduais caso tenham inscrição estadual e obrigações de âmbito municipal. Para que a empresa se mantenha no status de inativa durante o decorrer do ano todo ela não deve realizar nenhum tipo de transação bancária e não recolher nenhuma receita ou despesa. 

Empresas consideradas sem movimento, são aquelas que pararam de faturar e não possuem nenhuma folha de pagamento. Porém, a empresa precisa permanecer entregando normalmente suas obrigações, mesmo que algumas delas constem como informações zeradas, outras informações como dívidas tributárias, ativos imobilizados, entre outras precisam ser declarados. 

Em ambos os casos é importante ter sempre um profissional contador acompanhando as obrigações da empresa, sejam elas federais, estaduais ou municipais, mantendo ela sempre regular e livre de pendências e futuros débitos.  

A Albatroz Assessoria Contábil conta com uma equipe de profissionais especializados, com grande experiência de mercado, prontos para atendê-los, tirar todas as dúvidas e ajudar da melhor forma a sua empresa. Conte com a gente, principalmente agora nesse período de turbulência.