Notícias

Obrigações Contábeis: o que sua empresa precisa saber para ficar regularizada

Obrigações Contábeis: o que sua empresa precisa saber para ficar regularizada

Na hora de abrir um negócio próprio toda informação é bem-vinda. Pensando nisso, vamos esclarecer algumas questões contábeis para a abertura da sua empresa

Abrir uma empresa requer que algumas obrigações sejam atendidas, para que o empreendimento seja regularizado, evitando qualquer tipo de transtorno futuro, o que pode até mesmo ocasionar na perda de lucros e o fechamento do seu negócio. Para que isso não ocorra, separamos algumas obrigações importantes que a empresa deve cumprir.

 

Regulamentação

Ter sua própria empresa é mais do que abrir um CNPJ, é preciso definir o tipo societário e registrá-la devidamente em todos os órgãos, como: Junta Comercial, Receita Federal, no estado e prefeitura, além da Caixa Econômica e INSS para a regularização sindical.

 

Contrato Social

Age como a certidão de nascimento da sua empresa. O contrato social é importante pois nele consta as condições de funcionamento do seu negócio, tudo que foi acordado entre as partes, caso haja sócios, descrição de como funciona a participação e administração, além da distribuição de lucros.

 

Responsabilidade contábil

O balanço patrimonial é um documento contábil com informações completas sobre os bens que foram adquiridos e as despesas que foram pagas. Ele é feito anualmente, e todas as empresas exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), devem obrigatoriamente apresentar esse balanço.

Além de regulamentar todas as suas obrigações fiscais, contábeis, tributárias e trabalhistas junto ao governo, é importante que exista um controle de custos e de estoque, mantendo uma boa relação com os fornecedores.

Para auxiliá-lo da melhor forma, contamos com uma equipe especializada na prestação de diversos serviços, para ajudar a regulamentação e gestão da sua empresa.