Notícias

Porque sua empresa precisa de um planejamento tributário?

Porque sua empresa precisa de um planejamento tributário?

Uma empresa que possui um planejamento tributário adequado, consegue encontrar estratégias fiscais e contábeis capazes de reduzir os valores em tributos e gerar maior lucro ao seu negócio.

Você empresário tem ideia de quanto da receita arrecadada pela sua empresa é direcionada apenas ao pagamento de taxas como tributos e impostos? Bom, fator que passa despercebido na rotina de gestores e empreendedores, o planejamento tributário exige uma atenção especial na rotina financeira da sua empresa. 

E respondendo à pergunta que iniciamos, esse valor representa 30% da receita financeira do seu negócio. Isso quer dizer que quase um terço do seu faturamento geral é destinado ao pagamento de tributos, sejam eles federais ou estaduais. 

Ao pensar em abrir um negócio ou tornar a sua empresa mais forte, reforçando sua imagem no mercado, alguns aspectos como a gestão de qualidade e estratégias de planejamento tributário são importantes para que seu negócio se torne  estabelecido, visando reduzir a carga dos impostos fiscais, além de conseguir identificar e adotar uma estrutura financeira que seja capaz de adquirir uma melhor tributação. 

O que é o planejamento tributário?

Podemos destacar o planejamento tributário, como mix de estratégias que se baseiam normas e legislações, sendo ligadas diretamente ao plano de ação da empresa que tem como principal objetivo isentar, reduzir e adiar os pagamentos de tributos e taxas de acordo com as principais necessidades e objetivos da sua empresa.

Por isso, para que sua empresa tenha sucesso em sua saúde financeira, é indicado que tenha acesso a um serviço de contabilidade adequado, capaz de utilizar estratégicas alinhadas com as condições do cenário atual do mercado, auxiliando nas principais tomadas de decisão, que proporcionem melhores resultados em seus objetivos. 

Porque sua empresa deve adotar um planejamento tributário  

Adotar essa estratégia  reflete em diversos benefícios para a sua empresa, além de melhores incentivos fiscais, entre as principais vantagens de um planejamento tributário podemos destacar. 

  • Maior organização com prazos, recolhimento e pagamentos de impostos
  • Planejamento de pagamento de tributos
  • Ao recolher os impostos dentro do prazo adequado, a empresa tem maior redução de encargos como multas e juros
  • Melhor visão e análise de como os tributos impactam diretamente a saúde da sua empresa
  • Planejamento de preços adequados baseado nos impostos e lucros

Planejamento Operacional x Estratégico

Quando falamos em planejamento tributário em uma empresa, podemos separar esse estudo de duas maneiras diferentes: o Planejamento Operacional e o Estratégico. Cada um voltando a uma ação específica. 

  • Estratégico: É o primeiro planejamento que deve ser feito, ele servirá de base para que as ações operacionais sejam estabelecidas, se adequando às principais regularidades fiscais das atividades da sua empresa, dentre capital, modelo de contratação, entre outros. 
  • Operacional: São os principais aspectos atribuídos para que uma empresa cumpra legalmente todas as exigências necessárias, desde operações até respeitar os pagamentos de impostos dentro do prazo estabelecido. 

Como realizar o Planejamento Tributário? 

Realizar um planejamento tributário eficiente, exige que alguns aspectos sejam contidos nele, visando que ele se torne completo e com todos os elementos necessários para que tragam benefícios para a sua empresa. 

  • Colete dados: Reunir os principais dados se torna importante para que administradores e gestores entendam os principais aspectos a serem seguidos, tome nota de tudo o que for relevante como: porte do seu negócio, estrutura, atividades entre outros. 
  • Regime tributário adequado: Existem alguns tipos diferentes de regimes tributários, busque conhecer aquele que mais se adeque a sua organização e realidade empresarial. Entre os principais temos o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. 
  • Análise de cálculos: Serão reunidas as informações fundamentais ao seu planejamento, como o total de receita arrecadada, compras e contratações, gastos operacionais, receita de lucros entre outros. 

Conheça o cenário da sua empresa: Nessa etapa diversos cenários devem ser analisados, levando em consideração os principais imprevistos que podem afetar direta e indiretamente a sua empresa, buscando por uma estratégia capaz de amenizar possíveis danos. 

Tenha uma rotina de avaliações e prazos a serem atendidos: Esse fator busca definir os principais prazos que serão adequados na realização de tarefas, evitando o surgimento de multas e tributos por atraso, além de um uma revisão e planejamento tributário, se adequando a novas normas e informações. 

Precisa de ajuda com a contabilidade da sua empresa?

Nem sempre manter a contabilidade em dia, é uma tarefa simples, por isso, é bom ter com quem contar para organização financeira da sua empresa, por isso, a Albatroz Assessoria Contábil foi feita para o seu negócio,prestando serviços especializados em contabilidade, a Albatroz possui um time completo de profissionais especializados, alinhados com as principais ferramentas e tendências do mercado atual, ajudando você a realizar a gestão financeira da sua empresa.