Notícias

Prazo final para entrega da RAIS acaba no próximo dia 23

Prazo final para entrega da RAIS acaba no próximo dia 23

A declaração de Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018 – ano base 2017 – deve ter entregue até sexta-feira, dia 23 de março. Ainda não providenciou? Corre que o tempo está acabando.

Quem deve declarar: Pessoas jurídicas com CNPJ ativo na Receita Federal, independentemente do período e com ou sem empregado. Estabelecimentos com Cadastro Específico do INSS (CEI) com funcionários. Microempreendedores Individuais (MEIs) só precisam declarar se tiverem empregados.

Tem novidade: Com a reforma trabalhista, novas modalidades de contratação – trabalho intermitente e tempo parcial – deverão ser incluídas na declaração.

Se não entregar no prazo: Deverá pagar multa, que pode variar entre R$ 425,64 a R$ 42.641,00. O mesmo vale para quem fornecer informações incorretas.

Se não declarar: A empresa prejudicará o trabalhador, pois o funcionário que não consta no RAIS não recebe abono salarial e seguro desemprego. Além disso, a contagem para aposentadoria e outros direitos trabalhistas serão afetados.

Como fazer: A RAIS deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo programa GDRAIS 2017 (http://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf). Mas se você ainda não fez e está com dificuldade, a Albatroz ajuda, é só entrar em contato (11) 4427-5226.