Notícias

Vantagens e desvantagens em investir em uma franquia

Vantagens e desvantagens em investir em uma franquia

Abrir uma franquia é com certeza uma das primeiras ideias que alguém tem ao pensar em abrir um negócio, mas fique atento pois existem vantagens e desvantagens em ser um franqueado

Cada vez mais vemos pessoas com o sonho de empreender de diversas maneiras, se tornando seu próprio chefe, uma das alternativas mais procuradas para quem quer montar o seu próprio negócio, mas não possui grande ou nenhuma experiência, é o investimento em franquias, por geralmente já terem um padrão pré-estabelecido e um nome já consolidado, o que facilita no desenvolvimento e na identificação dos clientes com a sua marca e o seu produto. 

Para contextualizar, o sistema de franquia consiste no franqueador (dono da marca e negócio) ceder ao franqueado (quem adquiri) o direito de usar a marca e patente, além de ter acesso a distribuição e comercialização de produtos ou do serviço escolhido. 

Como todo negócio, investir em uma franquia possui suas vantagens e desvantagens, é o que iremos abordar a seguir.

Vantagens:

  • Iniciar o seu negócio já com a credibilidade estabelecida pelo nome ou marca perante o mercado.
  • Vantagens competitivas de seu franqueador, referente ao seu produto ou serviço que já foram testados e aprovados no mercado.
  • Apoio do franqueador, por já possuir sua própria experiência e rede de distribuição, a marca se torna mais fortalecida, fazendo com que o franqueado receba todo apoio e orientações necessárias para que a marca permaneça com o seu padrão de qualidade exigido.
  • Em uma franquia com o padrão formatado, o franqueador é quem calcula e informa os custos totais que serão gastos junto a outros franqueados. Dessa forma oferecendo todo o apoio necessário para a construção de uma nova unidade, esse método evita que os custos saiam de controle, afetado de maneira negativa o fluxo de caixa, como pode acontecer com quem está começando a sua loja do zero.  

Desvantagens

  • Franquias oferecem um sistema já formatado, o que possibilita pouca flexibilidade sobre as operações do franqueado. Além de auditorias que visam o cumprimento das obrigações junto ao franqueador.
  • A localização pode ser outra desvantagem, por conta do franqueador ser o responsável pelo estudo e a decisão da melhor localização para a nova unidade, mesmo o franqueado possuindo um local próprio. 

A Albatroz Assessoria Contábil conta com uma equipe de profissionais especializados, com grande experiência de mercado, prontos para atendê-los, tirar todas as dúvidas e ajudar da melhor forma a sua empresa. Conte com a gente, principalmente agora nesse período de turbulência.