5 dicas importantes para quem quer planejar as finanças em 2023

Marketing De Conteudo Feed - Albatroz Assessoria Contábil | Contabilidade em Bairro Jardim -  SA

Compartilhe nas redes!

Metade dos brasileiros dizem não saber como planejar as suas finanças. Com algumas dicas, é possível tornar esse processo mais fácil e eficiente!


Entre as mais variadas promessas de ano novo, uma que costuma aparecer com frequência é: “Vou organizar minha saúde financeira!”. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil manter um planejamento financeiro estável e que possa ser utilizado de maneira eficiente durante o ano todo. 

Segundo dados divulgados pela Leve, fintech de educação financeira, cerca de 52% dos brasileiros não sabem ou não possuem algum tipo de planejamento financeiro. O que causa dívidas e descontrole de suas economias durante o ano. E o pior, aquela sensação de que não importa o que aconteça, sempre acaba faltando um dinheirinho no final do mês. 


O que é Planejamento Financeiro?

Antes de mais nada, é muito importante entender ao certo o que é o Planejamento Financeiro, e o melhor jeito que podemos descrevê-lo é a forma correta de organizar as finanças, de modo que os gastos sejam reduzidos e avaliados, para que metas e objetivos possam ser alcançados, até mesmo em tempos de crise e contratempos. 

Controlando os ganhos e gastos, através de análise de gastos desnecessários e investimento de dinheiro de forma correta. Sendo utilizado não em apenas em um período determinado de tempo, mas ao longo de sua vida toda. 

Por isso, ter um planejamento financeiro é fundamental para que você se mantenha sempre no azul. Para ajudar, separamos 5 dicas valiosas sobre finanças para serem aplicadas em 2023


5 dicas para planejar as suas finanças 

  1. Comece fazendo um balanço do ano anterior

 Antes de iniciar o seu planejamento é muito importante conhecer a realidade das suas finanças, utilize uma planilha para organizar todos os gastos e lucros que você obteve durante o ano passado, nessa hora vale colocar todas as informações, até mesmo aquelas que você considera supérflua, mas que fazem a diferença no final.  

Com essa planilha em mãos, é hora de identificar quais gastos são fixos (os que ocorrem todos os meses) e os variáveis (lazer, alimentação, entre outros).

Caso você possua dívidas verifique o valor delas, quanto é necessário para que sejam quitadas, e o tempo que isso vai exigir. Com toda essa análise já é possível iniciar o seu planejamento financeiro, entendendo o que deve ser feito no decorrer do ano, para evitar o acúmulo de mais dívidas e poupar dinheiro para seus objetivos. 

  1. Quais são as suas metas?

Com um planejamento financeiro em mãos, é hora de estipular quais são suas metas para o ano: viajar, trocar de carro, reformar a casa? 

Tudo isso depende da organização financeira, além é claro, de estabelecer uma reserva de emergência, para atender imprevistos. 

Em uma planilha à parte, liste quais são os seus objetivos para o ano, a ordem de prioridade e o que deve ser feito para que sejam alcançados, sempre classificando para curto, médio e longo prazo, dessa forma fica mais fácil de conquistar. 

  1. Estude sobre finanças 

Manter o seu conhecimento atualizado é a melhor forma de entender melhor os principais assuntos e novidades que impactam no seu bolso. 

Por isso, estude sobre o mercado, juros, novos investimentos, tudo relacionado ao mundo da economia, dessa maneira, você vai identificar novas estratégias que vão te ajudar a lucrar, gastar menos e agregar ainda mais valor ao seu planejamento. 

  1. Quite suas dívidas

Com certeza se tem algo que compromete e muito as finanças, são as dívidas em aberto, e quitar esses débitos é a melhor forma de conseguir realizar seus sonhos e metas para o ano, além de auxiliar na conquista de créditos e financiamentos. 

Tente liquidar o quanto antes esses valores antes de iniciar os seus planos, verificando quanto será comprometido do seu orçamento sem deixar de lado outras necessidades (não adianta contrair dívidas, para pagar outras dívidas).

  1. Reveja os seus hábitos de consumo

Os seus gastos são compatíveis com seus ganhos? Ou você costuma levar uma vida em um padrão maior do que é possível manter? Essas perguntas são fundamentais, afinal, os seus hábitos de consumo influenciam diretamente na sua saúde e planejamento financeiros. 

Saber o que comprar e quando comprar ajuda a manter as dívidas longe. Repensar esses hábitos ajudam na economia, substituindo pontos que podem ser responsáveis por gastos, que ajudariam em suas economias e a atingir os seus objetivos em 2023. 


A contabilidade da sua empresa está sendo bem cuidada?

Uma boa gestão contábil é uma ferramenta indispensável em todo planejamento financeiro de uma empresa, visando lucros e evitando prejuízos e despesas para o seu negócio.

Nada melhor do que ter com quem contar para ajudar nesse momento, por isso, escolha sempre quem entende realmente do assunto e possui uma equipe especializada e alinhada com as principais informações do mercado. A Albatroz Assessoria Contábil  tem duas décadas de atuação na prestação de serviços voltados à gestão especializada em contabilidade, realizandos por uma equipe própria de profissionais e ferramentas modernas em gestão financeira.

Quer saber como vamos ajudar a contabilidade da sua empresa? Fale com a Albatroz Assessoria Contábil hoje mesmo e veja como nossa equipe de profissionais pode auxiliar você!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Usar de maneira consciente o salário extra de final de…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente