Acabe com as suas dúvidas sobre DRE e como analisá-la

Tudo Sobre Dre - Albatroz Assessoria Contábil | Contabilidade em Bairro Jardim -  SA

Compartilhe nas redes!

Entender como funciona o DRE e como estruturá-lo da melhor forma é muito importante para lidar com adversidades e cuidar da saúde financeira do seu negócio.

Todo gestor e empreendedor ao planejar e projetar o crescimento financeiro da sua empresa precisa entender como deve ser aplicado o DRE sigla para Demonstração do Resultado do Exercício em seu negócio. 

De início estruturar o DRE pode parecer algo complicado e que requer um esforço para que ele seja realizado, porém, vamos mostrar para você que estender e elaborar o DRE é mais simples do que você imagina, podendo ser realizado hoje mesmo. 


O que é DRE?

O DRE é um documento que tem seu modelo estabelecido pela lei Lei 6.404/1976, devendo assim ser seguido por empresas independente de seu porte e nicho de atuação. Salva exceção para empreendedores MEI.

Sendo assim importante para a empresa em sua gestão contábil e gerencial, com ele os gestores e empreendedores conseguem ter uma melhor visão dos principais indicadores financeiros da empresa, em um determinado período, quais foram os reais lucros e prejuízos e o que ocorreu para chegar nesse resultado. 

Para conseguir essa informação diversos fatores são levados em consideração como:

  • Competências
  • Despesas
  • Gastos
  • Receita

Qual a função do DRE na empresa?

O DRE é um documento que tem como função apresentar de maneira detalhada os resultados líquidos que uma empresa teve dentro de um período de acordo com as suas atividades. Deve ser feita através de um demonstrativo claro, transparente e de fácil entendimento por todos.  

Com ele, administradores e gestores terão a possibilidade de consultar sempre que necessário quais ações foram feitas, identificando quais resultados foram satisfatórios, e quais afetaram negativamente a empresa.


Relação do DRE e o governo

Um fator que torna ainda mais importante a aplicação do DRE para a empresa está relacionado a sua importância com o governo, isso porque é necessário compartilhar as informações presentes no documento com a Receita Federal, de modo que seja possível avaliar se os cálculos prestados sobre os impostos são compatíveis com a realidade. Outro fator que é impactado pelo DRE é em relação a declaração do IRPF, em que os lucros declarados pelos empresários são alinhados com os valores declarados de receita por eles.



Como estruturar o DRE

Se você pensa que estruturar o DRE é algo complicado e que exige grande experiência, vamos detalhar para você toda a estrutura necessária que você precisa conhecer, e como aplicar em sua empresa de maneira simples e fácil. 

Em sua estrutura deve conter: 

  • Custo produtos e serviços
  • Dedução e Abatimentos
  • Despesas: Vendas, Gerais e Administrativas
  • Lucro Bruto
  • Lucro/Prejuízo Operacional
  • Receita Bruta e Líquida
  • Resultados Financeiros 
  • Tributos

Como fazer a análise do DRE

A análise da DRE pode ser realizada de duas maneiras diferentes, chamadas de análise vertical e análise horizontal

Com a análise vertical o gestor tem um olhar mais aprofundado sobre o seu negócio, analisando de maneira específica fatores importantes para a empresa relacionado ao faturamento bruto com: 

  • Custos
  • Receita
  • Percentual de despesas 

Utilizando a análise horizontal, o gestor consegue selecionar uma despesa específica da empresa a ser estudada, levando em consideração a sua evolução e redução ao decorrer de um período, sendo baseado em custos e receitas específicas


Você está cuidando da contabilidade da sua empresa?

Como está a contabilidade do seu negócio? Por muitas vezes não recebendo a atenção que merece, uma má gestão contábil pode acarretar em diversos prejuízos e despesas para o seu negócio. 

Por isso, tenha a segurança de contar com quem realmente entende do assunto, e vai ajudar a crescer, a Albatroz Assessoria Contábil  possui experiência de mais de duas décadas em gestão e prestação de serviços especializados em contabilidade, realizando por uma equipe 

própria de profissionais e ferramentas modernas em gestão financeira.
Quer saber como podemos ajudar na contabilidade?  Fale com a Albatroz Assessoria Contábil hoje mesmo, e veja como nossa equipe de profissionais pode auxiliar você.


Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda de uma vez por todas o significado de cada…
Cresta Posts Box by CP

Área do Cliente