Notícias

eSocial: vai acabar? E agora?

eSocial: vai acabar? E agora?

Se você é empresário ou trabalha com a gestão de uma empresa e já estava acostumado, ou pelo menos se acostumando, com o eSocial, as últimas semanas devem ter sido de muitas dúvidas. Mas, calma, o eSocial não vai deixar de existir, ele só não vai mais existir do jeito que foi apresentado até aqui. A gente explica.

De acordo com o governo, o eSocial não vai acabar, ele será reformulado. A partir de janeiro de 2020, o eSocial deverá ser substituído por dois outros sistemas: um que receberá as informações trabalhistas e previdenciárias dos seus colaboradores, enquanto o outro receberá as informações tributárias da sua empresa.

Ainda segundo informações divulgadas, essa mudança tem como objetivo desburocratizar alguns processos do eSocial atual.

No entanto, na prática, sua empresa continua precisando se adequar, porque com os novos sistemas, as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias serão enviadas à Receita Federal e ao Ministério do Trabalho.

Mas vale uma observação, o eSocial ainda está ativo. Todos os prazos para o envio de informações continuam valendo até o começo do ano que vem. Por isso, se você tem dúvidas ou precisa de ajuda para adequar todos os dados dos colaboradores e da própria empresa (e evitar dor de cabeça), fale com a nossa equipe. Estamos à disposição para auxiliar.