Fidelizar o cliente é fundamental para a sua marca, criando diversas vantagens como indicação espontânea, maior ticket médio de consumo e retorno para novas compras
A fidelização de clientes é um passo tão importante para o sucesso do seu negócio tanto quanto atrair novos consumidores. Não é raro encontrarmos empreendedores que após concluir a venda acabam desistindo do cliente, quando na verdade deveriam pensar e consolidar maneiras de fidelizar e estimular novas compras.
Investir na fidelização do cliente é primordial no desenvolvimento de uma empresa, estreitando a relação e confiança entre ele e a sua marca, tornando referência em seu segmento no mercado ou região. Essa importância pode ser notada em empresas que possuem mais do que simples consumidores, e sim clientes prontos para defender e divulgar o nome da marca, um bom exemplo é a Apple, que consegue reunir uma legião de seguidores a cada novidade lançada. Essa fidelidade vai muito além de um bom relacionamento com o cliente, ela serve para auxiliar no bom funcionamento da empresa, permitindo que os lucros estejam em constante crescimento.
Uma coisa que precisa ser compreendida é que cliente fidelizado tende a fazer novas compras sem que precise ser conquistado novamente, por já conhecer o seu serviço e a qualidade de seus produtos. Esse processo se mostra muito mais barato fidelizar do que conquistar novos clientes. Outro fator muito bacana e importantíssimo para a consolidação da sua marca é de que clientes satisfeitos fazem a divulgação de maneira natural do seu produto e muitas vezes constantes, compartilhando a experiência positiva que teve no momento da compra e no pós-venda, e o melhor de tudo, essa divulgação dada pode chegar a ambientes e momentos que o seu negócio sozinho não alcançaria, como uma reunião descontraída entre amigos, ou uma conversa em uma viagem informal.
Não somente de indicação, o feedback honesto é compartilhado por clientes com as empresas que eles têm apreço, dizendo de maneira fiel o que pensam sobre produtos, serviços e atendimento, além do que pode ser melhorado entre outras informações.
Quando um cliente já familiarizado com a sua marca decide fazer novas compras, o valor gasto costuma ser bem maior, por ter confiança e saber o que está adquirindo, aumentando assim a lucratividade do seu negócio, sem a necessidade de aumentar a base de clientes para esse processo.
E por fim, separamos quatro pontos muito bacanas que você pode aplicar ainda hoje no seu negócio para começar a desenvolver uma relação de fidelidade com os seus clientes.
- Ofereça a melhor experiência para o seu cliente;
- Crie canais de suporte e feedback com o consumidor;
- Entenda como aplicar o desejo do cliente da melhor maneira para o seu negócio;
- Atenção nas dicas e sugestões do consumidor e crie ações baseadas nelas.
A Albatroz Assessoria Contábil conta com uma equipe de profissionais especializados, com grande experiência de mercado, prontos para atendê-los, tirar todas as dúvidas e ajudar da melhor forma a sua empresa. Conte com a gente, principalmente agora nesse período de turbulência.