Notícias

REPIS – Solução para micro e pequenas empresas otimizarem custos com a folha de pagamento

REPIS – Solução para micro e pequenas empresas otimizarem custos com a folha de pagamento

Manter uma micro ou empresa de pequeno porte com as portas abertas não é tarefa fácil. De acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 50% dos negócios com esses portes fecham com até cinco anos de mercado. Por isso, todo e qualquer benefício para estas companhias é sempre bem-vindo, quando ele reduz custos e permite um crescimento, melhor ainda. E é justamente esse o objetivo do Repis.

O Regime Especial de Piso Salarial (Repis) permite que micro e empresas de pequeno porte possam diminuir o piso salarial em novas contratações para reduzir os custos com a folha de pagamento.

Aderindo ao Repis, as empresas conseguem também desconto na contribuição assistencial patronal e valores diferenciados nos serviços de medicina do trabalho. Na prática, tudo isso ajuda a aumentar a margem de lucro, que pode ser revertida para outros fins, como, por exemplo, em investimentos para o próprio negócio, podendo resultar em desenvolvimento.

Mas para ter direito ao Repis é preciso seguir algumas regras. A primeira delas é a empresa cumprir todos os critérios previstos para a adesão, estando sujeita a penalidades no caso de alguma irregularidade ser constatada. Outro fator crucial é que o Repis só vale para novas contratações, ou seja, somente para aquelas que acontecerem após a adesão ao regime.

Uma vez que a empresa se encaixe em todos os requisitos, a adesão ao Repis pode ser feita a qualquer momento.


 

Tem dúvidas? Quer mais informações? Entre em contato com a nossa equipe, estamos à disposição para auxiliar.