Notícias

Importância do contador para a empresa

Importância do contador para a empresa

Quando o empresário começa a pensar em um novo negócio, ele coloca as ideias no papel e tudo dá certo, porém, na prática, normalmente as coisas mudam um pouco de figura. E quando falamos em mudanças, a parte contábil é uma das que mais causam dor de cabeça. Por isso, para alcançar o sucesso e ter o mínimo possível de stress, é fundamental contar com o auxílio de um contador.

É por meio dos registros contábeis que a empresa analisa seus custos, giro de capital, encargos e tributos, itens fundamentais para que o negócio dê certo. De acordo com dados do Sebrae, metade das novas empresas fecham em até dois anos por falta de capital de giro e problemas financeiros. Questões que poderiam ser prevenidas com a ajuda de uma contabilidade de confiança.

A gente sabe que grande parte das questões relacionadas a contabilidade são complexas de serem administradas sem auxílio, como impostos e tributos que mudam com frequência. Além disso, tem o eSocial – que veio para facilitar, mas como ainda está em fase de implementação tem confundido muita gente. E aqui vale ressaltar que o eSocial é para todas as empresas, independentemente do porte, inclusive para MEIs que tenham funcionários.

Logo, como forma de administrar melhor os negócios, evitar multas e problemas, é recomendado que todo empreendedor busque orientação de um contador antes mesmo de iniciar as atividades da empresa. Assim, é possível elaborar metas, analisar todos os gastos e possíveis lucros, além de providenciar a regularização da empresa, atendendo todas as legislações.

E, além de tudo isso, outros benefícios de se ter um contador são: ter o controle financeiro e econômico dos negócios, contar com um gerenciamento assertivo, com toda a parte burocrática em ordem; redução de custos; e o esclarecimento de dúvidas a qualquer hora.


 

Está começando seu negócio do zero ou precisa de uma contabilidade para ajudar na gestão de uma empresa que já existe? Fale com quem entende do assunto, fale com Albatroz. Prestamos serviços nas áreas: contábil, trabalhista, tributária, societária e de recursos humanos.